Cuidados na hora de comprar imóveis em leilão

Veja os cuidados que você deve tomar na hora de comprar imóveis em leilão.

Os leilões de imóveis são uma ótima oportunidade para se fazer bons negócios, com descontos que podem ultrapassar a marca de 20% em relação ao valor de mercado. Contudo, é necessário tomar alguns cuidados antes de dar lances e arrematar um imóvel.

cuidados ao comprar imoveis em leilao dicas

Cuidados ao comprar um imóvel no leilão

Cuidados ao comprar imóveis em leilões

 


Confira, a seguir, alguns cuidados que você deve ter na hora de comprar imóveis em leilões:

1 – Dê preferência aos imóveis desocupados

Ao arrematar um imóvel ainda ocupado pelos antigos proprietários, é preciso estar ciente de que poderão haver recursos judiciais com relação à arrematação e a execução, o que pode acarretar em uma demora excessiva na desocupação total do imóvel. Assim, prefira sempre os imóveis já desocupados.

2 – Veja se não existem ações judiciais e outros débitos

Como os bancos nem sempre esperam um processo terminar para colocar o imóvel em um leilão extrajudicial, é preciso verificar se não há processos judiciais em andamento relativos ao imóvel. Isso porque o atual ocupante pode conseguir uma liminar para não ser despejado até o julgamento final do processo, o que pode demorar vários anos, atrasando, assim, a tomada de posse do imóvel.

Além disso, é necessário verificar se o imóvel em questão não possui débitos referentes à IPTU, condomínio etc. Para tanto, basta solicitar a certidão do imóvel, a certidão negativa de débitos condominiais e a certidão com o histórico de pagamentos do IPTU perante a Prefeitura.

3 – Visite o imóvel antecipadamente

Sempre que possível, é recomendável fazer uma visita com antecedência ao imóvel desejado, a fim de realizar uma inspeção minuciosa (inclusive com a ajuda de técnicos especializados).

4 – Verifique o edital do leilão com atenção

É imprescindível a leitura do edital, vez que o mesmo traz informações sobre as condições da venda, o estado de conservação do imóvel, formas de pagamento, comissão do leiloeiro, impostos etc.

5 – Registre o imóvel logo após a arrematação

Como, em alguns casos, o imóvel leiloado pode possuir outras penhoras, é preciso registrá-lo no cartório logo depois da arrematação, para evitar que o mesmo não seja arrematado em outros leilões.

Por fim, antes de comprar imóveis em leilão, é recomendável consultar sempre um corretor de imóveis, em caso de incertezas quanto ao valor de avaliação do imóvel, por exemplo, além de procurar sempre a orientação de um advogado especializado para dirimir eventuais dúvidas.

Fonte: Exame | G1

 
 

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *