Como alugar um imóvel sem problemas

Saiba como alugar um imóvel sem problemas no futuro…

Alugar um imóvel sempre é uma tarefa complicada. Além da questão do valor e da escolha do imóvel desejado, é necessário também prestar atenção nas condições estipuladas no contrato, a fim de evitar dores de cabeça no futuro.

como alugar um imovel sem problemas dicas

Como alugar um imóvel sem ter problemas

Como alugar um imóvel sem problemas

Primeiramente, com relação ao valor da locação, é essencial que a quantia não afete o bolso no final do mês. É necessário, portanto, a escolha de um imóvel cujo aluguel se encaixe no orçamento familiar. Porém, não só o aluguel deve ser incluído na conta, mas também as taxas como IPTU, condomínio etc.

Planejamento é essencial

Procure trazer seu planejamento o mais próximo possível da realidade, considerando todos os gastos relacionados à moradia. Assim, a possibilidade de ocorrer algum imprevisto durante o contrato diminui bastante.

É recomendável que o valor do aluguel não ultrapasse 30% da renda familiar mensal. Mas, além disso, é preciso ficar de olho para ver se o valor cobrado está dentro da realidade do mercado.

Atualmente, o valor do aluguel varia entre 0,4% e 0,8% sobre o preço do imóvel. Contudo, existem outros fatores que ocasionam um aumento no valor da locação, como por exemplo: o estado de conservação do imóvel, relação entre oferta e procura, proximidade de transporte público etc.

 

Faça uma vistoria detalhada no imóvel

É preciso estar bastante atento aos detalhes, durante a vistoria, para conseguir enxergar as reais condições do imóvel. Isso porque, infelizmente, alguns proprietários ou corretores podem esconder eventuais informações importantes, a fim de conseguir fechar o negócio.

Deve-se prestar atenção ao estado de conservação, se não há vidros quebrados, manchas de infiltração, se torneiras e vasos sanitários estão funcionando, bem como a parte elétrica (aquecimento do chuveiro etc).

Uma boa dica é pedir permissão para tirar algumas fotografias do imóvel. Dessa forma, você poderá analisar com mais calma cada detalhe que talvez tenha lhe passado despercebido durante a visita. Além disso, caso ocorra algum problema no imóvel, depois de ter se mudado, você terá provas de que o reparo já era necessário antes da locação.

Conheça bem a vizinhança do imóvel

Após ter prestado atenção aos detalhes internos do imóvel, é necessário focar no ambiente externo. Assim, outro ponto que deve ser levado em consideração, na hora de alugar um imóvel, é conhecer bem a vizinhança.

Visite a localidade durante o dia, à noite, e inclusive aos finais de semana. Com isso, você descobre possíveis eventos que ocorrem regularmente na região, como feiras por exemplo, ou outras peculiaridades que podem acabar se tornando um incômodo.

Por fim, uma conversa com o síndico, porteiro ou zelador pode ser muito informativa também. Além disso, você já estará desenvolvendo um relacionamento com os futuros vizinhos e funcionários, o que pode te ajudar a se adaptar ao local.

Documentos necessários para a locação

Para o contrato de locação, são necessários os seguintes documentos pessoais: RG, CPF e Carteira de Trabalho (se registrado). É preciso também apresentar um comprovante de endereço e os três últimos holerites, no caso de empregado, ou o comprovante da última declaração do Imposto de Renda, no caso de profissional liberal. Vale ressaltar que somente maiores de 18 anos podem alugar um imóvel.

Finalmente, para alugar um imóvel sem problemas, leia com bastante calma e atenção o contrato de locação, para não ser surpreendido no futuro com eventuais multas ou taxas abusivas.

>> Pensando em comprar um imóvel? Veja antes essas dicas!

Fonte: Dinheirama

 
 

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *