Qual o melhor momento para comprar um imóvel?

Para saber qual o melhor momento para comprar um imóvel, primeiro devemos analisar a intenção do comprador: se o imóvel é para uso pessoal ou apenas uma forma de investimento.

O aumento da renda – que trouxe uma melhoria na condição econômica da população, somado à facilidade de financiamento, ocasionou uma procura maior pela casa própria, seja para sair do aluguel ou para mudar para um imóvel melhor.

Com isso, temos compradores que estão adquirindo o seu primeiro imóvel, para fugir do aluguel, enquanto outros estão comprando imóveis maiores, melhores, ou até mesmo o seu segundo ou terceiro imóvel.

qual o melhor momento para comprar um imovel

Melhor momento para comprar um imóvel

Qual o melhor momento para comprar um imóvel

 

Para uso próprio

Para aqueles que procuram um imóvel para uso próprio, o melhor momento para comprar é aquele em que existe uma capacidade de pagamento e uma poupança.

Ou seja, é preciso que haja uma poupança com pelo menos 20% ou 30% do valor total do imóvel, para servir como entrada, e que as prestações do financiamento não ultrapassem 30% da renda familiar (o ideal é no máximo 25%). Por isso, para a compra do imóvel é necessário que haja o comprometimento de todos os membros da família.

Como forma de investimento

Por outro lado, quando a intenção é investir em um imóvel, para se ter uma renda com a locação, por exemplo, o momento ideal para a compra varia conforme a expectativa e necessidade da família.

Essa, infelizmente, é uma decisão de caráter extremamente pessoal, como toda e qualquer outra forma de investimento. Assim, é indispensável que você esteja muito bem informado e/ou assessorado por alguém que entenda muito bem sobre o assunto.

O imóvel não tem a mesma liquidez do mercado financeiro. Por isso, sua valorização não é linear.

O valor dos imóveis, em geral, é formado com base no custo de produção e conforme a lei da oferta e da procura.

Apesar de sua alta valorização, nos últimos anos, e de especulações sobre uma possível “bolha imobiliária”, o imóvel continuará sendo sempre uma boa opção de investimento e de reserva patrimonial.

Só analise bem o melhor momento para comprar um imóvel, de acordo com a sua situação, para não ter prejuízos mais à frente.

Fonte: Cruzeiro do Sul

Imagem: Free Digital Photos

Como ganhar dinheiro na quarentena em casa

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *