Como Comprar um Imóvel: Guia Especial

Aprenda como comprar um imóvel com segurança neste guia especial!

Antes de decidir pela compra de um imóvel, você precisa tomar algumas precauções. É importante verificar a localização, o estado de conservação do imóvel, a eventual necessidade de reformas, a documentação do imóvel, o prazo de entrega etc.

Veja algumas dicas especiais que preparamos para te ajudar:

como comprar um imóvel guia especial

Como comprar um imóvel

Como Comprar um Imóvel

Comprar a casa própria é o sonho de muita gente, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que esse sonho não se transforme rapidamente em um pesadelo.

Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas para ajudar você a escolher bem o seu imóvel e evitar futuras dores de cabeça. Confira:

1 – Conheça bem a vizinhança

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer bem a sua vizinhança. Verifique se a rua onde o imóvel está localizado é segura, tranquila, e se não possui barzinhos ou feiras livres por perto.

Além disso, veja se existe fácil acesso a supermercados, padarias, farmácias, hospitais e escolas.

2 – Verifique a posição solar

A posição do sol é algo importantíssimo, e que nem sempre é observado. A melhor posição é a face norte, ou seja, aquela em que o sol bate pela manhã no imóvel.

Se o imóvel tiver face noroeste, ou seja, em que o sol bate à tarde no imóvel, é possível que o imóvel fique abafado durante a noite.

3 – Cheque a ventilação do imóvel

Outro ponto importante a ser verificado é se o imóvel é bem ventilado.

Os quartos, banheiros e áreas comuns do imóvel devem possuir janelas bem amplas para garantir uma boa ventilação do imóvel.

4 – Observe a conservação do imóvel

Este é um ponto crucial na hora de comprar um imóvel, pois se surgir algum problema depois você pode gastar muito dinheiro com reformas.

 

Por isso, é bom verificar algumas coisas importantes no imóvel durante a visita. Confira quais são elas:

a) Casas antigas

Se estiver comprando alguma casa antiga, verifique sempre o telhado para ver se não existe cupim na madeira ou telhas quebradas.

b) Apartamentos

Caso esteja de olho em um apartamento, veja se a fachada do prédio não tem rachaduras ou precisa de reforma, pois isso pode gerar um aumento do condomínio.

c) Pinturas

Cuidado com pinturas frescas do teto, especialmente do banheiro, pois pode ser uma tentativa de esconder alguma infiltração, vazamento ou bolor.

d) Pisos

Veja se não existe ondulações nos pisos frios, jogando uma bola no chão. Se a bola for parar na direção contrária, ao quicar no chão, isso significa que a inclinação do piso está errada e pode precisar ser refeita.

e) Rede elétrica

Durante o horário de pico (18h às 21h), acenda todas as luzes da casa e ligue todos os chuveiros elétricos. Se as lâmpadas diminuírem de intensidade ou se um dos chuveiros ficar com água fria, a rede elétrica pode precisar de uma reforma.

f) Sistema hidráulico

Jogue cinzas de cigarro no vaso sanitário e observe. Se elas se moverem, sem você acionar a descarga, significa que há um vazamento. Já nas torneiras, se a água sair com cor de ferrugem, isso pode indicar que as tubulações estão enferrujadas e precisam ser substituídas.

g) Pragas

Se a casa tiver armários embutidos, e se houver pó acumulado neles, pode ser um sinal de que há cupins nos cômodos. Isso pode requerer uma dedetização/descupinização.

5 – Imóveis na planta

Antes de comprar um imóvel na planta, verifique no Cartório de Registro de Imóveis se existe o registro da incorporação do empreendimento.

Além disso, confira junto a Prefeitura (ou subprefeitura) se a planta do imóvel foi aprovada e se todos os dados conferem com o imóvel que está sendo oferecido. Para fazer estas consultas, você precisa pedir o número da matrícula da obra.

Leia com atenção o memorial descritivo da obra, e veja a marca e qualidade dos materiais que serão utilizados. É recomendável, também, que você procure orientação jurídica para avaliar os termos do contrato.

E lembre-se também de checar o índice de reajuste das parcelas (INCC ou CUB) durante a obra e depois da entrega das chaves.

Por fim, confira a data prevista para a entrega, de modo que você possa acompanhar a obra e se planejar. Em geral, os contratos trazem uma tolerância de até 180 dias de atraso na entrega. Acima desse prazo, a construtora deve pagar uma multa.

Para isso, certifique-se de fazer constar no contrato uma multa de 0,5% a 1% sobre o valor do imóvel, para cada mês que a construtora atrasar para entregar o imóvel depois de passados os 180 dias de prazo.

E agora que você aprendeu como comprar um imóvel com mais segurança, curta e compartilhe este artigo com seus familiares e amigos para que eles possam aprender também! 🙂

 
 

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *