Como Comprar um Apartamento na Planta

 

Aprenda como comprar um apartamento na planta com segurança.

O sonho da casa própria é uma realidade para muitos brasileiros. Em busca de sucesso nessa empreitada, muita gente sai atrás de uma oportunidade de comprar um espaço para morar, alugar ou apenas investir.

Mas um problema afasta muitas vezes os compradores, os altos valores praticados na maior parte do país. E é aí que entra uma das oportunidades mais conhecidas pelos brasileiros, a compra de um imóvel na planta. Mas então, outra dúvida surge: como comprar um apartamento na planta com segurança?

Para que você consiga realizar seu sonho e bancar a tão sonhada casa própria, é preciso ficar atento a algumas dicas que podem lhe ajudar e muito na hora de fechar o negócio.

como comprar um apartamento na planta

Comprando um apartamento na planta

Como comprar um apartamento na planta

 

A primeira coisa que você deve fazer, quando começar a pensar a comprar seu imóvel na planta, é o valor da parcela que você poderá pagar. Se você optar por um financiamento, lembre-se que o valor das parcelas não pode ultrapassar os 30% de sua renda total, isso se você já não tiver nenhum empréstimo em seu nome.

Outra dica é que você faça algumas simulações em bancos diferentes para que tenha a ideia do quanto o banco financia e como são os valores parcelados, para assim ter a certeza de que você conseguirá arcar com seu compromisso sem maiores problemas.

O que você também não pode esquecer é que o valor que você recebe na hora em que vai comprar seu apartamento na planta aumentará, isso porque as construtoras repassam o INCC ou Índice de Inflação do Setor de Construção Civil, que são reajustados e repassados aos compradores. Esse valor pode chegar a ser 20% maior do que você imaginou. Essa correção continuará sendo cobrada inclusive se a obra atrasar, o que sabemos que no Brasil não é raro acontecer.

Desconfie também de valores muito baixos de parcelas, eles podem ser muito atrativos, mas escondem um grande problema no final. Eles significam que o saldo que você terá que financiar ao final é muito alto e pode não ser o ideal para o seu caso.

Cheque todas as informações possíveis antes de comprar

O que também devemos ter cuidado na hora de realizar a compra é com a construtora, por isso verifique junto aos órgãos jurídicos, como o Procon e o Tribunal de Justiça, se a empresa é idônea e se não está sendo processada, isso evitará que você passe por um problema maior caso algo dê errado durante a obra.

Você também pode e deve verificar se a corporação é registrada no Cartório de Registro de Imóveis e assim você saberá todas as informações sobre a obra como os materiais a serem usados.

Outra dica importante é guardar os rascunhos do corretor e as propagandas do imóvel, eles serão importantes provas contra a construtora caso algo saia do previsto. Isso também dará com que tudo que for prometido pela construtora seja cumprido na hora de entregar o imóvel e se não for você poderá acionar o poder judiciário.

Verifique também se a construtora não tem nenhum problema com a Prefeitura, por exemplo, o terreno em que o imóvel está sendo construído pode estar contaminado ou ainda pode estar em algum projeto que vise à desapropriação da área.

*Veja quando você pode desistir da compra de imóvel na planta

 
 

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *