A Importância do EPI na Construção Civil

A segurança é uma grande preocupação para qualquer trabalhador. Os acidentes acontecem com muita frequência na indústria da construção civil, devido à falta ou uso inadequado de EPI. Os equipamentos de proteção individual têm o objetivo de proteger os trabalhadores contra riscos à saúde ou segurança no trabalho, reduzindo a exposição dos funcionários a riscos.

Os perigos podem ser desde pisos molhados escorregadios até detritos soltos caindo de alturas. Desse modo, um kit de EPI conta com itens, como capacetes de proteção, óculos de segurança, coletes refletivos, calçados de segurança e equipamento de proteção respiratória.

Não há dúvida de que esse ambiente de trabalho apresenta muitos riscos, não é mesmo? Por isso, compreender os benefícios do EPI para o seu negócio pode oferecer um grande impacto na redução do risco de lesões e acidentes fatais no setor de construção. Confira!

A Importância do EPI na Construção Civil

EPI para proteção na cabeça

Capacetes são muito usados ​​em canteiros de obras. Eles são projetados para proteger contra quedas de objetos que prejudicam significativamente seus funcionários. Alguns equipamentos vêm com protetores faciais e protetores auditivos para potencializar a segurança.

Uma das coisas mais importantes para considerar é que os capacetes devem se encaixar bem para funcionar de maneira adequada. Certifique-se de que toda a sua equipe tenha este item bem ajustado, ou a proteção para a cabeça não funcionará de maneira apropriada.


EPI para proteção dos olhos

A proteção adequada para os olhos e rosto é extremamente importante. Os óculos de segurança e protetores faciais estão disponíveis para proteger toda a face. Este equipamento é especialmente essencial em determinadas áreas, como metalurgia, carpintaria e operações com ferramentas de ar.


EPI para proteção respiratória

A proteção respiratória nunca deve ser subestimada. Portanto, máscaras e respiradores são essenciais em locais com alta incidência de substâncias tóxicas.

Esses equipamentos foram criados para protegê-lo contra poeira, fumaça, spray de tinta, pesticidas e outras substâncias nocivas que podem causar danos permanentes. Provavelmente, os respiradores também são necessários quando não há ventilação suficiente no ambiente.


EPI para proteção das mãos

O trabalho no canteiro de obras normalmente exige muito uso da mão. Além disso, doenças de pele ocupacionais são tão regulares quanto dermatites, cânceres de pele e outras lesões cutâneas. As infecções no local de trabalho são muito mais comuns do que você pode imaginar.

Por isso, o uso de luvas é fundamental para proteger a pele. Os tipos comuns de luvas de EPI são de látex e luvas resistentes ao calor. Aproveite as vantagens das luvas para evitar os perigos envolvidos com produtos químicos, vidros, chapas de metal e eletricidade.


EPI para proteção dos ouvidos

Você sabia que muitos casos de perda auditiva ocupacional são originados nos setores de manufatura? Então, a proteção auricular é uma obrigação no canteiro de obras.

Enquanto os protetores auriculares de silicone ajudam a diminuir os ruídos de baixa frequência, os protetores auditivos de concha são perfeitos para reduzir os ruídos de alta frequência.


E aí, você curtiu este post sobre a importância do EPI na construção civil? Lembrou-se de outros equipamentos essenciais para este ambiente de trabalho? Então deixe seu comentário neste post e compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e suas ideias sobre o assunto!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *